quarta-feira, 19 de outubro de 2011

2011 - Entrevista com Sandro Mareco

Nome: Sandro Fábio Mareco
Data de Nascimento: 13 de Maio de 1987

Conforme a  FIDE:
Rating Fide    : 2600 (listagem de 1º de Março)
Maior Rating    : 2627 alcançado entre o final de 2010 para 2011

- 214º no rating FIDE do mundo

- 4º Melhor jogador argentino em rating, atrás do Anton Kovalyov (2629), Diego Flores  (2611) e Fernando Peralta (2607)

- 17º do Continente Americano
1º    Hikaru Nakamura     (2774)
2º     Gata Kamsky         (2733)
3º     Leinier Dominguez     (2716)
4º     Lazaro Bruzon         (2686)
5º     Alexander Onischuk    (2678)
6º     Yasser Seirawan    (2636)
7º     Giovanni Vescovi     (2634)
8º    Anton Kovalyov     (2629)
9º     Yuri Shulman        (2622)
10º     Rafael Leitão         (2620)
11º     Yuniesky Quesada     (2620)
12º     Julio Granda         (2615)
13º     Varuzhan Akobian     (2611)
14º     Diego Flores        (2611)
15º     Fernando Peralta     (2607)
16º     Eduardo Iturrizaga     (2604)
17º     Sandro Mareco     (2600)

Títulos
GM -    2010
 MI  -    2008

1 - Quando e com quem aprendeu a jogar?
Eu aprendi a jogar as 5 anos meu pai me ensino a mexer as pecas ,porem eu comencei a jogar seriamente muitos anos depois perto dos 13 comencei a competir em torneios por clubes.

2 - Sua família sempre te incentivou?
Minha familia sim sempre me incentivo sim mas eu faz muitos anos moro com minha mae que me apoio muito e atualmente minha namorada Teresa tambem me apoia para seguir evoluindo

3 - É muito comum no xadrez nascer o interesse através dos pais, irmãos ou familiares que jogam. Como nasceu o seu interesse pelo xadrez?
Meu interes nao sei bem exatamente como nasceu por ai senti vontades de evoluir no jogo porque eu aprendi com meu pai e tinha xadrez na escola desde os primeiros anos mas era de os piores porque nao prestava nenhuma atencao mas quando tinha 11 mais ou menos comence a ter vontades de  deixar de ser de os piores.

4 - Você tem familiares que também jogam xadrez ? Nao meus familiares nao jogan alguns saben mexer as pecas e pouco mais mas nao jogan.
   
5 - Quando você sentiu que o xadrez poderia ser sua profissão,e que realmente poderia jogar profissionalmente, assumindo o xadrez como um trabalho não apenas como um hobby?
Eu quando termine a escola tinha uns 2180 de rating e decidi tentar evoluir durante esse ano e se nao dava certo e evolucao seguramente ia tentar fazer outra coisa por sorte esse ano terminei com perto de 2300 de elo e senti que podia evoluir e as coisas fueron saindo.

6 - Muitas pessoas acham que o atual xadrez argentino foi influenciado por grandes enxadristas do passado como Panno,Najdorf,Roberto Grau,Pilnik entre outros...
Isso é verdade? Você foi influenciado por eles?   
Eu penso que isso e verdade tem como um estilo argentino .Eu sinto que nao fui influenciado por eles somente um pouco por Grau que foi quem escreveu os primeiros livros que eu vi .

7 – Atualmente é muito comum usar varias tecnologias e softwares para treinar,você prefere usar essas tecnologias ou ainda prefere livros?Eu uso muito a tecnologia ,normalmente eu utilizo Chessbase e algum modulo de analisis atualmente o Houdini e outras coisas que faco para treinar e resolver problemas o que penso que e bom para aprender de livros e finais e algunas coisas de meio jogo tambem.

8 - Os enxadristas que mais se destacam são muito talentosos e possuem muito esforço e dedicação, e algumas vezes com a ajuda de treinadores.
Você se considera mais talentoso ou mais dedicado?
Eu considero que sou mais dedicado e provavel que eu tenho certo talento mas minha evolucao esta baseada en trabalho.

9 - Já teve ou tem algum treinador?    Nao tive nao quem me ajudo um pouco com algunas dicas foi Ricardi mas nao tive um treinador dedicado mas eu penso que ajuda muito principalmente a ganhar tempo porque e muito mais facil e rapido aprender com alguem que ja sabe que descobrindo por nos mesmo.

10 - Com certeza o ano de 2010 foi um grande salto na sua carreira, você conseguiu ganhar 100 pontos de ELO passando de  2526 para 2627. O que aconteceu nesse ano para subir assim rapidamente?
Eu penso que o que aconteceu foi que tirei o peso de fazer a terceira norma de GM que sempre ficava perto mas eu nao conseguia a partir de que eu fiz isto as coisas comencaron a ser mais tranquilas porque o psicologico e um fator muito importante no jogo e jogar sem pressao penso que foi o segredo.

11 - Onde foram conquistadas as suas normas de GM?Mninha primeira norma de GM a consegui no sul americano sub20 ,a segunda eu fiz no Magistral Mario Covas e a 3 e ultima norma foi no torneio fechado de Campinas 2010.

12 - Para quem chegou a ser GM, e conseguiu quebrar a barreira dos 2600 qual a próxima etapa ou recorde a ser batido?Eu quero afirmar meu jogo arriba de 2600 e una vez que eu consiga isto tentarei superar os 2650 .
   
13 - Qual o melhor torneio que você jogou ou por resultado ou por ter jogado belas partidas?
Eu penso que torneios que fueron importantes para mim sao O sul americano sub 20 no 2007 ou tambem o Magistral Mario Covas 2011 que penso foi provavelmente meu melhor resultado.
   
14 - Defina o seu estilo de jogo e algumas características predominantes nele, como por exemplo Karpov, que conforme ele não era conhecido pelo jogo posicional, mas sim por mexer a torre apenas uma casa.
Eu nao sei definir bem meu estilo mas eu penso que sou um jogador que gosta das complicacoes mas geralmente saindo de posicoes de aberturas nao tao arriscadas senao um pouco mais tranquilas.

15 - Você tem um ídolo do passado ou do xadrez atual que admira e gosta das partidas jogadas por esse , ou o estilo?   
O jogador que eu mais gosto da historia e Kasparov mas outro que eu tambem gostava o estilo que tinha era Leonid Stein e atualmente gosto muito de ver partidas de muitos jogadores penso que tem muitisimos enxadristas fortes.

16 - No Brasil há alguns clubes especificamente de xadrez, como é na Argentina?Na Argentina tambem tem eu conheco principalmente em Buenos Aires que tem varios nao saberia dizer exatamente quantos mas penso que dedicados principalmente a o xadrez certeza que tem mais de 5.

17 - Há vários jogadores talentosos na Argentina?Cite alguns.Dos jovens tem muitos em este momento me lembro de Perez Ponsa,Iermito ,Gaston Fabian ,Tomas Sosa e tem muitos que penso que tem boas chances de chegar a GM ,tanto que atualmente perez ponsa tem todas as normas e so falta o rating depois para superar os 2600 ai que continuar trabalhando.
   
18 - Nas suas passagens pelo Brasil,o que acha do pais?
Eu sempre gostei dos lugares que fui no Brasil e todo mundo sempre foi cordial comigo e super bem tratado fora da brincadeira de que Pele e melhor que Maradona.
Porque todos sabemos que Maradona e melhor.
   
19 - Xadrez para você é um jogo,arte,esporte ou ciência?
Para mim o xadrez esta entre jogo e esporte na forma na que eu vejo e penso que tambem ajuda muito no raciocinio.

20 - Espaço reservado para agradecimentos e considerações finais.Eu quero agradecer a minha mae ,minha namorada e meus amigos por toda a ajuda e apoio que recibi de eles para ir crescendo no xadrez porque sem essa ajuda eu nao teria chegado e ia ser dificil continuar dedicandome a o xadrez.
Saudacoes para todos.

Muito obrigado pela entrevista, espero que chegue mais perto do topo do xadrez mundial.
 
Entrevista realizada no dia 15 de Abril de 2011
por: Renan Alves Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...